Quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2008

o que dizer...???



O que dizer à nossa melhor amiga quando uma doença crónica (LUPUS*) lhe bate à porta e lhe impossibilita de fazer tudo que gostava. O que dizer a essa amiga? Com que moral eu lhe posso dizer:

- " deixa lá...não podes apanhar sol, mas podemos fazer outras coisas no verão" – e eu sabendo, à priori, que ela adora a praia, que passávamos verões estateladas ao sol... do género: sermos as primeiras a abrir a época balnear e as ultimas a desistir das idas à praia. Com que moral lhe posso eu dizer alguma coisa... quando o meu corpo está bronzeado quase o ano inteiro. Ela não me diz directamente, mas o olhar dela transpira uma mensagem: " dizes isso, porque tu podes".

Com que moral posso eu lhe dizer:

-" O facto de não poderes ter filhos, não te impossibilita de tentares outras opções, como a adopção..." - 

sabendo que desde sempre que ela adora crianças, sempre sonhou ser mãe, que batalhou toda a vida para ter condições para trazer ao mundo os seus filhos e agora que  as tem todas, não pode tê-los... (há que escolher: proteger a sua vida ou ser mãe). Ela não me diz nada, mas o olhar dela denúncia: " dizes isso porque tens dois filhos, teus!"

O que dizer quando as dores teimam em apoderar-se do corpo e a artrite se instala, aos 32 anos, dificultando grande parte dos movimentos.

O que dizer quando o seu corpo é o seu maior inimigo e frequentemente lhe oferece doenças novas...

Eu já não sei o que dizer... e estou a perder a minha melhor amiga :((((



 

 * LUPUS - " O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa, atingindo predominantemente mulheres. O sistema imunológico é uma rede complexa de órgãos, tecidos, células e substâncias encontradas na circulação sanguínea, que agem em conjunto para nos proteger de agentes estranhos.


Uma pessoa que tem LES, desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais, podendo consequentemente afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Ou seja, a pessoa se torna "alérgica" a ela mesma, o que caracteriza o LES como uma doença auto-imune." ( in lupusonline)
sinto-me: sem palavras

publicado por Mia às 00:12
link do post | comentar | favorito
37 comentários:
De Arroto Azul a 7 de Fevereiro de 2008 às 08:41


De Mia a 9 de Fevereiro de 2008 às 00:41


De Kika a 7 de Fevereiro de 2008 às 09:02
Vim só deixar aqui um beijinho de muita força
Há sensivelmente 5 anos, também a minha tia descobriu que tinha lupus. Não só na pele, mas nos orgãos. E fibromialgia. Foi dificil para todos aceitá-lo, e ve-la cair todos os dias! Ela que sempre tinha sido o pilar da familia!! Até que foi internada em Maio do ano passado!! Foi um mês doloroso, em que caminhei para o hospital de Santa Maria todos os dias! Foi a minha tia que me ajudou a criar quando eu era pequena... Foi tia, avó, mãe.... E eu senti muito a dor dela!

Felizmente ela melhorou, e como tem a maior força e vontade de viver que já vi, mesmo contra as indicações do médico, quis este mês ir trabalhar! E lá foi ela... Não consegue fazer tudo, mas prefere ir trabalhar do que estar em casa constantemente a pensar em desgraças...

Não há muita coisa que se possa dizer nesta altura. Vale a pena que ela saiba que estás lá, que gostas dela. Vale a pena aproveitares a vida com ela, vale a pena gozarem todos os segundos, porque não sabemos quando é que são os últimos! Ela própria vai achar toda a força que precisa dentro dela!

Posso não ter ajudado, mas queria que soubesses que não estás sozinha!!!! :)


De Mia a 7 de Fevereiro de 2008 às 18:58
Olá, Erica! Obrigada pelas tuas palavras de apoio. A minha amiga de momento ainda não foi afectada nos orgãos... felizmente! Mas, custa tanto vê-la cheia de dores e "dopada" de comprimidos...! De momento está numa fase que acha que ninguem a percebe, pois só ela sabe o que sofre. Está a fechar-se em copas e rejeita qualquer apoio ou até convivio :(((... já não sei o que fazer :(((
a minha esperança é que seja só uma fase e que volte, que volte com as suas dores, que volte com as suas doenças que os amigos estão cá para a apoiar!!
bjokinhas e obrigada!


De Kika a 7 de Fevereiro de 2008 às 19:07
Talvez ela já conheça este site

www.lupus.saudeglobal.com

Se não conhecer, apresenta-lhe. Fazia lhe bem inscrever-se na associação de doentes, e ver pessoas que a compreendem melhor que ninguém!


De Mia a 7 de Fevereiro de 2008 às 19:11
Obrigada pela dica! Sim, irei lhe dar conhecimento do site, talvez a ajude a sair desta etapa!
Obrigada mais uma vez e as melhoras da tua titia!! :))


De me a 7 de Fevereiro de 2008 às 09:41
Olha é realmente uma doença muito complicada.

O meu marido tem uma amiga que também tem esta doença... e ainda por cima é médica (conhece bem o que a espera!).
Bjokinhas


De Mia a 7 de Fevereiro de 2008 às 19:09
É sim, Mamie! e eu que nunca tinha ouvido falar de tal doença.
bjokinhas


De maedasara a 7 de Fevereiro de 2008 às 11:40
O melhor que podes fazer pela tua amiga é ouvi-la, e dar-lhes um ombro para ela chorar!
Os verdadeiros amigos são aqueles que nos apoiam nosmomentos dificeis, que choram connosco e que estão sempre lá nos bons e maus momentos.
Bjs


De Mia a 7 de Fevereiro de 2008 às 19:14
Olá, mãe da Sara!!
Isso queria eu, dar-lhe o meu ombro. Até podia ficar calada e ser só ouvinte... mas, ela não deixa. cada vez se fecha mais, cada vez a sinto mais distante de mim e eu não consigo dar a volta à questão :((
obrigada e uma bjokinha


De rui santos a 7 de Fevereiro de 2008 às 12:16
bem
o silêncio as vezes diz mais que mil palavras


De Mia a 7 de Fevereiro de 2008 às 19:16
Olá, Rui!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
De momento pouco ou nada mais me resta do que ser uma boa ouvinte.. e nem sempre é possivel, ela está a isolar-se cada vez mais.
Bjokinhas


De Bichana a 7 de Fevereiro de 2008 às 13:02
Oh Salpicos, estou como tu:
Um bjnho para ela e outro para ti...


De Mia a 7 de Fevereiro de 2008 às 19:17
Obrigada, querida!!


De maedasara a 7 de Fevereiro de 2008 às 16:55
O que podes fazer pela tua amiga é ouvi-la e emprestar um ombro para chorar, pois os verdadeiros amigos são aqueles que se mantêm ao nosso lado nos piores momentos e não apenas nos bons!
E na minha opinião mais vale ter apenas 1 verdadeiro amigo que 200 que se afastam quando precisamos deles.
Beijinhos, muita força para a tua amiga


De Mia a 7 de Fevereiro de 2008 às 19:25
:)) mais uma vez agradeço-te as palavras! Como atrás referi, o simples estar perto não tem sido fácil. Refugia-se no trabalho, ou quando não está a trabalhar diz que vai dormir. Bem sei que anda cansadissima e cheia de dores... mas, a medicação deve estar a trazer instabilidade emocional e acaba por se "esconder" do mundo. Impor a minha presença parece não ser solução... para ela de momento eu sou mais uma das "normais" que não sabe o que ela está a passar e logo não a posso ajudar. Vou ter que arranjar uma solução rápida... aii isso vou!!
Um grande abraço!


De maedasara a 8 de Fevereiro de 2008 às 09:31
Eu não digo que imponhas a tua presença pois pode ter o efeito contrario, mas vai-lhe mostrando que estás do lado dela, para tudo o que aí vem.
Manda-lhe mensagens, telefona, coisas desse genero para que ela saiba que não disististe dela. Isso com o tempo vai tornar-se importante, acredita que eu sei.
Não conheço esta doença mas conheco muito bem a realidade que envolve as doenças oncológicas!!
BEIJINHOS


De Mia a 9 de Fevereiro de 2008 às 00:48
De momento é o que estou a fazer... dar-lhe espaço, mas sem estar ausente. è tão complicado... nunca me vi numa situação assim. Espero que em breve tudo se volte à "normalidade"!
Bjokinhas


De estrelaquebrilha a 7 de Fevereiro de 2008 às 17:13
Entendo a tuas perguntas, se fosse eu também não sabia o que dizer, força para a tua amiga.
bj


De Mia a 7 de Fevereiro de 2008 às 19:28
é muito complicado... principalmente quando se está na fase da revolta. As minhas perguntas são só um exemplo de muitas alterações que tem acontecido na vida dela... enfim... as coisas irão melhorar (assim espero)!
Bjokinhas


De Teresa a 7 de Fevereiro de 2008 às 20:28
Olá linda,

Fiquei triste, estás e estão todos a viver uma situação complicada. Eu sei o que é uma doença que nos deixa assim, não o sei pelo Lupus, mas sei-o...e as vezes estamos numa revolta tão grande que não queremos ouvir nada que possa servir de consolo, as vezes temos que sofrer e perceber a realidade do momento, por muito que doa os outros verem-nos assim...vais ver que a tua amiga é forte e consegue ultrapassar essa fase.

Talvez o melhor seja não dizer nada, mas estar sempre lá...puxa por ela, fazerem coisas que saibas que ela possa fazer. Vais ver que ela vai acabar por abrir-se com alguém, alguém como tu :) Muita força e desejo que tudo corra pelo melhor com a tua amiga.

Beijinho grande***


De Mia a 9 de Fevereiro de 2008 às 00:43
Obrigada pelas palavras, querida! isto vai ser uma batalha que será travada ao longo do tempo. Vou-lhe dar espaço sem me afastar... percebes??
bjokinhas


De Vampyresca a 7 de Fevereiro de 2008 às 21:56
Ola miga,
Nestas alturas a unica coisa que conta é o amor e a amizade que nutres pela tua amiga.

Beijinhos para as duas


De Mia a 9 de Fevereiro de 2008 às 00:43
Obrigada Vanessa!!!
bjokinhas


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 130 seguidores

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
29
30


.ainda fresquinhos

. incredula.

. A lady Baba está gaga!

. o casamento de uma prince...

. já voltei e não fui pelos...

. se eu não voltar...já sab...

. Ah?? Não percebi...

. porque sim...

. curtissima

. é oficial: eu já não vou....

. isto realmente....

.arquivos

. Abril 2011

. Março 2011

. Junho 2010

. Maio 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds