Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2008

Lugares? Só ao colo...!



(imagem retirada da internet)


Hoje, os filhotes foram colocar o selante nos dentinhos. A consulta atrasou-se e a Inês perdeu o período de aulas da parte da tarde.

 

Perguntei às crianças como queriam aproveitar a tarde e obtive como resposta:

 

- “ Vamos comer um gelado!” – disse a Inês, a mais velha

- “ Vamos andar de comboio! – Rematou o mais pequeno, o Dudu.

 

Como se tinham portado de uma forma exemplar na cadeira do dentista, acedi ao pedido. Estacionei o carro perto da estação dos comboios e fomos até ao nosso destino de “quimboio”!.

Depois de devorarmos o gelado, regressamos à estação. Nas calmas escolhemos os lugares para nos sentarmos. O banco escolhido foi o banco de frente aos das pessoas prioritárias (grávidas, deficientes, idosos e pessoas com crianças ao colo). A hora da partida aproxima-se e o comboio enche… hora de regresso a casa  para a maioria das pessoas.

À nossa frente sentou-se uma senhora grávida e um senhor. Entretanto, o senhor cedeu o seu lugar a uma senhora bastante idosa. O comboio começou a sua marcha e as crianças intrometiam-se com a senhora grávida…a barriga grande despertou a atenção do Dudo e a simpática senhora - pacientemente - brincava com ele, explicava-lhe que dentro da barriga estava um bebé, o Gonçalo.

Perto do meio do percurso, vem uma senhora na casa dos 50 a 60 anos a reclamar, a barafustar com ela própria. Saquinho na mão e mala a tira colo, lá ia ela passando pelos restantes passageiros até chegar ao início do comboio. Como viu que não havia nenhum lugar para se sentar, achou que mandar “postas-de-pescada” ao ar iria resolver o problema dela: assentar a bunda!

 

 

As reclamações idiotas continuavam e juntavam-se os olhares fulminantes da senhora com uma incidência para o nosso cantinho. As queixas incidiam na falta de força… falta de força? Só se for nas pernas porque na língua aguçada não era de certeza!!

 

 Quem passa pelo meu espacinho sabe que há coisas que abomino… e estar caladinha não é muito do meu feitio! Mas, a Senhora não estava a falar, directamente, com ninguém em particular e eu não me ia meter ao barulho… bem… quer dizer, responder-lhe de uma forma directa!

 

Já não estava para ouvir mais a senhora!! Por uma questão de delicadeza e a ver se a calava ainda lhe perguntei se queria o meu lugar. Colocava o Dudu ao colo da Inês e a coisa ficava resolvida.

Engano meu! Obtive a resposta: “ de costas fico mal disposta!” ahhhh pronto, afinal a senhora até estava bem disposta, menos mal!! Se estivesse mesmo a precisar de um lugar para sentar não estava com aquelas parvoíces.

A senhora grávida teve o azar de sorrir (pelo ridículo da situação) e acabou por sobrar (de uma forma indirecta) para ela.

 

Basta!! Falta de respeito é coisa que não admito! Não e ponto final!! Todavia, responder directamente à recalcitrante estava fora de questão…

 

Em som audível, para quem estivesse próximo, perguntei às crianças:

 

-“ Vamos fazer um jogo, boa?? Este banco tem uma cor diferente, vocês sabem porquê?” – enquanto apontava para o banco à nossa frente.

 

O Duarte acenou com a cabeça que não sabia

 

- “ Este banco tem uma cor diferente porque está reservado para pessoas prioritárias… se olharem para ali (para a sinalética) vão ver quem se pode sentar lá. E agora a pergunta difícil… vocês vão olhar para as imagens e vão me dizer se as pessoas que estão sentadas são consideradas prioritárias… e se sim, vão descobrir a que grupo de pessoas pertencem…”

 

O Duartito, com os seus três anos, com uma alegria contagiante por causa da sua descoberta, diz alto e em bom som:

 

-“São estes dois!!  Mamã,  esta é a mamã do “Gonchálo”, ele está dentro da barriga” – apontava ele para a sinalética.”

 

O riso silencioso fez-se sentir entre os presentes e uma ilustre desconhecida que estava ao lado da rabugenta desabafava:

 

- “ Há coisas tão básicas que até uma criança consegue perceber!!”

 


Não aguentei, desmanchei-me a rir… eu e a senhora grávida!

sinto-me: aiii só a mim

publicado por Mia às 20:27
link do post | comentar | favorito
26 comentários:
De Kika a 25 de Fevereiro de 2008 às 21:40
Lindo, lindo, lindo. Nunca me hei de esqueçer num dia que fui buscar a minha prima ao infantário, tinha ela dois aninhos. Com a mochila dela e ela, precisava de um sitio para me sentar com ela ao colo porque ela não se aguentava muito bem em pé com as curvas e tudo, e eu com ela e a malinha, num autocarro cheio de gente, mal me conseguia agarrar.

E não é que ninguém me deu lugar? Nem naqueles destinados a grávidadas deficientes ou mulheres com crianças ao colo?

Lá fui eu, a viagem toda com ela ao colo, a tentar agarrar-me com a outra mão e a baloiçar para trás e para a frente nas curvas todas, e a rezar a todos os santinhos para não cair... Enfim!!!


De Mia a 25 de Fevereiro de 2008 às 22:47
esta não é a primeira vez que intercedo nestas situações. Se forem aos posts mais antigos deves encontrar alguns... isto de ter o coração muito perto do coração... uiii...é uma canseira LOLOL
è verdade, se não pedires directamente ninguem te dá o lugar... é uma miseria franciscana :))
bjokinhas


De Kika a 25 de Fevereiro de 2008 às 22:59
Mas também já me aconteceu o contrário!!! Num autocarro, ia sentadinha lá no fundo com um colega meu, e chega um velhote e diz assim com muitos maus modos:

"Levante-se"

E eu fiquei parva, a olhar para ele...


De Mia a 25 de Fevereiro de 2008 às 23:37

há de tudo, há de tudo!!! LOLOL
Bjokinhas :))


De meninadesonhos a 25 de Fevereiro de 2008 às 22:05
LOLOLOL

haja paciência para esses ditos idosos que dizem que os jovens não têm educação...

nada contra eles, apenas contra aqueles que não sabem observar as situações e que por terem uns cabelinhos brancos já se acham os sábios da aldeia!!


mas, que havemos de fazer??... rir com estas cenas e desejar-lhes as melhores mentais...

beijoka...


De Mia a 25 de Fevereiro de 2008 às 22:49
eu acho que alguns idosos ficam egoistas e egocentricos. Talvez porque durante toda a sua vida trabalharam e passaram por tanto que acham que todos lhe devemos serventia.. até mesmo quando não tem razao para tal :/
Bjokinhas :))


De DyDa/Flordeliz a 25 de Fevereiro de 2008 às 23:36
A menina não é só má... e mesmo muito ruim... e mais... é diabólica. Usou as pobres crianças para a sua vingança!
Jinho


De Mia a 25 de Fevereiro de 2008 às 23:45
Pois usei...

ohhh não usei nada!! Aquilo que fiz foi educativo... educar as criancinhas de pequeninas para depois não me fazerem figurinhas tristes. neste caso dei a teorica e a pratica, simples não?? LOLOL
Bjokinhas :))


De DyDa/Flordeliz a 26 de Fevereiro de 2008 às 00:04
Olha a cara de anjo dela... e quer que eu acredite... nananan...má!
Possas...ainda bem que quando vou para o Sul...ando muito caladinha (gosto de andar de metro) para mim é a verdadeira aventura (as pessoas são todas diferentes na cor, no vestir, no estar...sei lá!) adoro olhar e tentar descobrir o que pensam, o que sentem, mas... fico meio lerda e espantada...
A minha sorte é ter alguém sempre a puxar pelo meu braço e manter-me aprumadinha!
É verdade!!! Sou meio espantada e não consigo disfarçar!
Um dia em Madrid passei por um ... sei lá o nome que lhe devo chamar "OK! que se lixe...larila" de calção curto(ado) quase a ver-se... os "ditos". Menina eu não aguentei nunca tinha visto semelhante na rua (foi à uns anos atrás) ía rodando a cabeça até estalar os ossos do pescoço ahahaha a minha sorte foi o meu marido ter mais juizinho que eu ahahahah. Ele costuma dizer que eu o deixo ficar mal... Que culpa tenho eu?! Adoro, adoro e adoro... um dia saio-me mal!


De Mia a 26 de Fevereiro de 2008 às 11:50

... deixa-la Flor... o meu marido diz o mesmo de mim!! qualquer dia não me leva à rua!! LOL
Bjokinhas


De A Mona Lisa tinha Gases a 26 de Fevereiro de 2008 às 00:08
Tu és de todo! LOL
Mas é-lhe bem feito! Raio das velhas, às vezes só me apetece insultá-las! Muito resmungam, pá!

P.S.: O problema da caixinha já não se coloca. Da outra vez deve ter sido algum atrofio!


De Mia a 26 de Fevereiro de 2008 às 11:49
aiiii olha se eu viro uma velhota resmusgona?? Com o feitio que tenho n me admiro nada LOLOLOLOL
se eu ficar assim... tu avisa-me!!! LOL
Já me estou a ver daqui a 50 anos a escrever com um portugues arcaico... sim, entretanto, a linguagem de sms deverá ser assumida.... e escrever diariamente posts para refilar LOL


De sigacafe a 26 de Fevereiro de 2008 às 03:27
Uma criança a dar uma lição a uma senhora... É por demais... Foi bem apanhado esta! Parabens sabes mesmo dar a volta a situação sem chatear ningém!!!

Beijos...


De Mia a 26 de Fevereiro de 2008 às 11:44
Bem... o não chatear é relativo... houve alguem que deve ter ficado a ferver LOLOL
Azar, temos pena!! :))
Bjokinhas


De me a 26 de Fevereiro de 2008 às 09:43
Sim senhora bela lição! Aposto que tão depressa não se esquece!
Bjokas


De Mia a 26 de Fevereiro de 2008 às 11:42
Já fico feliz se as crianças tenham aprendido alguma coisa... gostava que um dia elas não fizessem estas figurinhas tristes :))
bjokinhas


De Bichana a 26 de Fevereiro de 2008 às 10:51
LOL! Gosto imenso desse teu feitio, sabias? Demais!
Bjnhos


De Mia a 26 de Fevereiro de 2008 às 11:43
É o meu feitio sovietico à flor da pele LOLOLOl
aiii que não tenho emenda!!
bjokinhas


De filhaemãe a 26 de Fevereiro de 2008 às 13:17
Pois eu passo-me com estas velhas (velhos)!
Neste aspecto sou como tu... não aguento estar calada!
Já disse a uma velha que os lugares prioritários são para grávidas, acompanhantes de crianças de colo e deficientes! "Como a senhora não deve estar grávida, não trás a criança é o quê?... Deficiente? Não? Então estes lugares não são para si!... Está cansada? Não andasse a dar à perna pela baixa... olhe que vai aqui muita gente que esteve todo o dia em pé a trabalhar!"

Escusado será dizer que a velha foi a resmungar o resto da viagem, enquanto que o pessoal do autocarro dividia-se em dar-me razão e chamar-me mal educada! É que ainda por cima eu ia em pé e não era nada comigo! Mas passo-me com a lata que algumas pessoas que só por terem cabelos brancos acham que têm que ter lugares sentado só para eles, e há que rabujar a ver quem se dói por eles...
Agora se me pedirem o lugar (seja velho ou não) por terem algum problema de saúde (que por vezes não é visível) e forem educados sou a primeira a cedê-lo!


De Mia a 28 de Fevereiro de 2008 às 19:29
Ah Mulher valente!! :)) se todos lembrassem as regras a certas pessoas, ninguem tinha coragem de as infringir! às vezes um pequeno "puxao" de orelhas é o suficiente... até apanharem outro autocarro e fazerem a mesma cena triste!!
bjokinhas e obrigada pela visita :))


De maedasara a 26 de Fevereiro de 2008 às 14:21
Gostei!!!! Realmente á pessoas que acham que devido a ter mais alguns anos acham que o mundo lhe deve alguma coisa!
E ainda para mais, não devia estar muito mal para dizer tanta parvidade junta!!
BEIJINHOS


De Mia a 28 de Fevereiro de 2008 às 19:26
Olá mae da Sara :))
Eu acho que certas pessoas ficam egoistas com a idade... como se os outros lhe devem alguma coisa! Deus queira que eu não me torne numa velhota insuportavel... sim, porque rezingona já eu sou LOLOL
Bjokinhas


De Arroto Azul a 26 de Fevereiro de 2008 às 21:08
"É careca? Tem bigode? Tem chapéu?"

"Acertei! Adivinhei o quem é quem..."

Já parecia o jogo que anunciavam na televisão!

Como sempre muito habilidosa nas intervenções do dia a dia


De Mia a 28 de Fevereiro de 2008 às 19:24
O jogo que estás a falar é o "quem é quem" e acredita que esse jogo já foi inspirador para muitos jogos para passar o tempo com os putos. Do genero estar no carro e dizer: tem que adivinhar que peça de vestuario estou a pensar... ou que animal etc!! Há que puxar pela imaginação para ter mão nestas pestes!
bjokinhas


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 128 seguidores

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
29
30


.ainda fresquinhos

. incredula.

. A lady Baba está gaga!

. o casamento de uma prince...

. já voltei e não fui pelos...

. se eu não voltar...já sab...

. Ah?? Não percebi...

. porque sim...

. curtissima

. é oficial: eu já não vou....

. isto realmente....

.arquivos

. Abril 2011

. Março 2011

. Junho 2010

. Maio 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds