Continuação da saga…
Ontem, quarta-feira:
Estava a fazer o jantar e a Inês apareceu na cozinha. Encostou-se a uma parede e ali ficou quietinha. Estranhei a atitude dela… estar sossegada não é o seu forte. Perguntei se estava bem, se tinha fome ou se estava zangada com o Duarte, o irmão. Respondeu que não tinha nada. E ali permaneceu. Tentei puxar conversa, mas em vão… não me ofereceu a mínima abertura para o diálogo. Desisti, as crianças também precisam do seu espaço e de estar sozinhas com os seus pensamentos. Não vale a pena insistir… sou apologista que as crianças devem contar as suas preocupações de uma forma natural e não por imposição.
Passado algum tempo,
- “ Mamã, os homens podem casar com mulheres mais velhas?”
- “ Podem, claro que podem! Nem todos os casais têm a mesma idade. A tia é mais velha do que o tio. A mamã é mais nova do que o papá. Desde que sejam felizes a idade não é problema. Mas porquê (como se eu não soubesse a resposta…)?
- “ Por nada…mamã”
-“ Hummm… o F. é mais novo do que tu, é isso?”
-“Sim” – respondeu ela envergonhada
Aiii a minha vida… dentro naquela cabecinha já passeiam véus e vestidos de noiva… e eu a sentir-me, como hei-de dizer, SOGRA!!!!! Aiii eu não mereço…
Tendo em conta que estes dois jovens andam no primeiro ano, deduzo que a diferença de idades é de meses (se tanto!!) LOLOL… é engraçado, as crianças têm uma noção de tempo – completamente - discrepante da nossa!
- “ Mamã… quantos anos tem o papá?”
-“ 38…”
E quando dou conta a miúda tinha saído, da cozinha, disparada!!... Volta com a minha máquina calculadora na mão e um ar muito incrédulo…
-“ Mamã, casaste com um velhote!!”
-“ ahhhh??”
- Eu fiz a conta e dá 69 anos…” – e ria-se feita uma perdida,
-“ Que raio de contas fizeste tu??”
Depois de ver o raciocínio, anui que a miúda enganou-se… em vez de subtrair as idades para saber a diferença entre elas… resolveu soma-las! Depois de lhe explicar como se fazia a conta…
-“ 7 anos?? 7 anos?? 7 anos tenho eu… olha lá achas que o papá queria casar contigo se fosses mais velha do que ele 7 anos??? Eu não acredito!!!”
De repente senti-me o Ratatui cá de casa… pequenina, pequenina … respondi-lhe com um “ casava, pois!” carregado de optimismo, enquanto recordava o que o papá dizia há uns anos…
- “ Tu para mim és um investimento a longo prazo! Quando for velhote vou ter uma enfermeira gira e toda jeitosa só para mim!” – dizia-me ele com um ar carinhoso e trocista.
E eu, mazinha, respondia:
-“ Pelo teu raciocínio, tu para mim és um investimento a fundo perdido! Daqui a uns anos ainda estou pronta para as curvas e depois…hummm...quem me vai acompanhar??”
. o casamento de uma prince...
. já voltei e não fui pelos...
. se eu não voltar...já sab...
. é oficial: eu já não vou....