Quarta-feira, 26 de Março de 2008

dia de espera...






(imagem retirada da internet)


Ainda não me recuperei do meu estado de saúde vergonhoso. Estou toda partidinha, sinto todos os ossinhos, músculos, tendões, cartilagens, veias e artérias, órgãos e até a raiz do cabelo me doí!! Parece que um TIR  me passou por cima, só tenho pena de não lhe ter tirado a matricula…!!

 

Como se não me bastasse estar neste estado mísero, a Inês não resistiu e foi arrastada nesta corrente de bactérias e vírus. Coitada da miúda. O maridão bem tenta ir contra esta corrente maligna, mas acho que não se escapa! È caso para dizer: toca a todos!

 

Desde ontem à noite que a Inês, praticamente, não se alimenta. Á garganta dorida e a falta de apetite aliam-se às dores de cabeça e os típicos picos de febre. Telefonei para a pediatra e esta aconselhou-me a ir à medica de familia com ela, uma vez que a médica pediatra estava de férias. Porreiro!! Não podia ir de férias em melhor altura… ok, médico com a miúda.

 

Primeiro passo: centro de saúde da minha área de residência. Ahhhh a médica só dá consultas de manhã. Fantástico!! Sou uma utente tão assídua que nem sei o horário de atendimento.LOL

 

Segundo passo: levar a filhota ao centro de apoio complementar, tipo urgências. Ainda ponderei a levar directamente ao Hospital, mas achei que seria mais apropriado ser vista lá do que ir para o hospital. O estado de saúde não inspirava assim tantos cuidados.

 

Cheguei lá e adivinhem o que me esperava? Uma fila enorme! Aiii que eu já não sabia o que era estar à espera assim tanto tempo. Como já não havia lugares para me sentar, aguardei encostada a uma parede bem próximo do balcão de inscrição. A conta gotas, a funcionária, despachava o seu serviço. Quando não se tem ovos para fazer omoletes é complicado. Louvo a paciência desta senhora, faz aquilo que está ao seu alcance.

 

Se é verdade que há muitos utentes que precisam de cuidados médicos, há outros que nem por isso. E mais uma vez tive a prova de tal hobbie.

 

Enquanto permanecia à espera da minha vez, para ser atendida, passa uma senhora na casa dos 50 a 60 anos. Esgueira-se pelo meio dos utentes e dirige-se logo para o balcão.

 

- “ Eu tenho uma doença muito má e não posso estar à espera!”

 

- “ Não a posso passar à frente. Já tem uma senha, não tem? Quer que peça ao segurança uma cadeira para se sentar?”

 

-“ Não, deixe estar!” – responde a senhora dona do seu nariz e quem sabe do Ministério da Saúde.

 

A nariz empinado desaparece e volta quando o numero da senha é chamado. Então olhem só a real lata da mulher, após a funcionária ter verificado que a médica de família dela estava a dar urgências, no mesmo horário, no gabinete dela.

 

Diz a funcionária:

 

_ “ A sua médica está de serviço. Tem que ser vista por ela. Se ela está de serviço, o “centro” não a pode consultar” – o que toda a lógica….

 

- “ahhh!! Eu sei!! Mas, sabe… eu estive lá ontem. Como os medicamentos que ela me receitou não fizeram efeito, vinha buscar outros diferentes com outro médico.” – boa!! Isso mesmo!! A industria farmacêutica agradece! Hum… será que a senhora também direito aos incentivos da classe médica?? Hummm… estou desconfiada que sim!! LOL

 

Depois de a funcionária explicar e pedir para que a senhora seguisse o procedimento correcto, esta não mudou de opinião. Em jeito de favor, a senhora lá aceitou a inscrição.  

 

Estava a fazer a inscrição da Inês e uma médica foi buscar algo ao balcão. Aquela senhora apareceu não sei de onde, com uma velocidade fugaz no passo, só visto!!

 

-“ Oh Srª Drª, não me pode já chamar? É que eu tenho uma doença muito má e preciso de ser vista.”

 

- “ não, não posso! Você já viu a quantidade de gente que está à espera?? Comiam-me viva!” – dizia a médica em tom de brincadeira.

 

- “ você aqui manda, se dizer que passo à frente, passo! Ninguém tem nada a ver com isso!”

 

- “ Não posso. Aguarde só mais um bocadinho.” – Voltou costas e foi à sua vida

 

Não aguentei e sorri. A lorpa ainda teve a lata de me dizer:

 

- “Quem não tenta fica à espera!”

 

Não respondi, sentia-me demasiada fraca para o fazer. Deixei passar em branco. Sei que irá existir uma oportunidade em que o feitiço se vire contra o feiticeiro.

 

Ironia do destino, a medica que lhe negou o pedido foi a mesma que atendeu a Inês. Segundo ela, a espertalhona está sempre “caída” no centro e sempre a fazer a mesma birra!

 

A grande parte dos utentes não vêm o medico como um profissional de saúde. Vêem-no como um amigo, um confidente, alguém para falar, alguém que os ouve.

 

… É a consequência da solidão diária.

… É o fruto de um Estado que não tem capacidade de resposta para acompanhar os mais idosos.

… É o efeito da mutação das famílias ditas tradicionais

… É o resultado da alteração de valor: Família.

 

 

 e o resultado deste abandono geriatrico, está bem visível… as visitas constantes ao médico, entupindo todas as vagas existentes, aumentando de forma gritante as filas de espera de quem está, realmente, mal de saúde!

 

sinto-me:

publicado por Mia às 21:12
link do post | comentar | favorito
22 comentários:
De me a 26 de Março de 2008 às 21:51
Olha amiga a minha avó fazia fitas deste género! Pisgava-se de casa, pedia boléia a um vizinho para que os filhos não soubessem e lá estava ela escarrapachda no centro de saúde a melgar os médico! :)
Andava sempre com um enorme saco de medicamentos e olha foi a morte da artista, qd adoeceu (da última vez) ninguém sabia o que era o quê e para quê!
Bjokas
(fiquei com saudades dela)


De Mia a 28 de Março de 2008 às 01:17
Oh querida, eu não queria trazer as lagrimas aos teus olhos! Juro que não!
... aceita as minhas e as minhas desculpas :((
Bjokinhas


De DyDa/Flordeliz a 27 de Março de 2008 às 00:35
Só para acabar de vez com uma dúvida que me apoquenta...
Antes de sair de casa, chama as coisas bizarras?
ok!ok!ok!
Tinha dúvidas...e perguntar (ás vezes) não ofende!
Melhoras a triplicar...ou já é caso para dizer...quadriplicar?
Um xi-


De Mia a 28 de Março de 2008 às 01:15
Hummmm... tu vai jogar no euromilhoes, "miúda"!! Eu já me sinto bem melhor, mas o maridão acordou em estado?? em estado?? estado febril, pois claro!!
aiii mas já estou achar esta situação banal, é um de cada vez... melhora um, adoece o outro! Arreee po**a!!
Ohh miguinha, quanto à tua duvida... exprimenta ir a um centro de saude... e depois conta-me como foi! LOLOL
Bjokinhas!! ahhh gostei de ver de volta o teu bom humor!! :))


De DyDa/Flordeliz a 28 de Março de 2008 às 01:28
Fui terça e fui quinta.
E assisti a um casal de idosos (coisa mais linda!). Taditos...ouve-se mal...entende-se mal...um acaba por pensar que o outro é que deve tomar conta dos recados.
Óh amiga...que coisa linda e triste ao mesmo tempo. Há uma dependência e uma amizade que até faz medo pensar.



De Mia a 28 de Março de 2008 às 01:44
Ohhhh.. eu gosto tanto de ver casais de velhotes que apos tanto tempo juntos ainda nutrem aquele carinho e preocupação. E vê-los passear de mão dada... derreto-me toda! Ohh eu tambem quero, quero chegar a velhota com o maridão a por agua na fervura e eu a espicaça-lo com a bengala LOL e saber que o tenho ao meu lado!
Olha lá... foste na terça e na quinta e só viste isto?? Tens o factor sorte do teu lado, é??
Bolas... começo a ficar preocupada com a minha pessoa!


De DyDa/Flordeliz a 28 de Março de 2008 às 02:00
Esqueci de dizer que queria mandar a enfermeira dar uma curva mas... tive medo que ela me levasse a sério e fosse! E eu precisava dos serviços dela
Queres outra? Lembrei agora mesmo!
Precisava de um medicamento. Deixei o pedido na secretaria e paguei dois euros e tal (percebo pouco disto foi a primeira vez). Fui à farmácia levantar e paguei três euros e pouco. Ora quando for entregar a receita só recebo um euro... faz as contas... e vê a (tónia) que eu fui!
Como dirias tu...Toing! Já levei de prejuizo um euro e tal!
Jokas


De Mia a 28 de Março de 2008 às 02:16
LOLOLOLOL

aiiii Flor o que eu já me ri! Não de ti, mas porque me fizeste lembrar de uma situação identica. Também já fui enganada, deixa lá! LOLOLOL
è por essas e por outras que eu não vou buscar as receitas médicas para os medicamentos. Por exemplo: a pílula que é comprada todos os meses. a chatice de ir pedir o papel (sim, que tambem há fila de espera para entregar o pedido), mais o dinheirinho que tenho que deixar no parquimetro, depois passa 2 dias e vou para a fila para levantar a receita, e mais dinheirinho no parquimetro, ahhh entretanto já paguei a taxa ( esses 2 euros e tal), para ter um desconto misero?? nao vale a canseira e o tempo perdido! Bahhhh
Prefiro pensar que o dinheiro que perco, ganho em tempo! mas, tambem já me aconteceu perder dinheiro em ir buscar a receita... é mesmo caso para dizer TOING!! LOLOLOL

Obrigada pelas gargalhadas!!


De LEA a 27 de Março de 2008 às 01:33
Olá Mia, espero que estejam todos melhores aí por casa.
Quando for assim liga antes para o doi doi trim trim que eles mandam o fax para onde de direito e dizem onde te deves dirigir. Pois é o que faço agora com a minha pessoa (saúde 24), cada vez que preciso.
Em relação aos velhos, é mesmo isso a solidão... É triste mas é verdade!
Jokas e melhoras!


De Mia a 28 de Março de 2008 às 01:34
Sabes LEA, não tenho uma boa expriencia com esse serviço. A Inês ( a mais velha) quando era bebé tinha muitas otites externas. Ou seja, ela não tinha febre, não chorava e eu só dava conta quando o ouvido arrebentava e o liquido começava a sair. Uma vez telefonei por perto da 22 horas, expliquei o que se estava a passar. Resultado, não enviaram o fax para o hospital porque não tinha febre e os sintomas não eram esses. Nem uma, nem duas... meti-me no carro e fui directamente para o hospital. Lá dizeram-me que tinha que ser mesmo vista por um otorino, porque não sabiam se seria necessário aspirar o liquido, e em todo o caso o antibiotico era para ser tomado o mais rapido possivel.
A segunda vez que recorri a esse serviço foi por causa de uma queimadura na mão do duarte. Ele tinha um ano. Dizeram-me para manter a mão debaixo de agua fria e que piora-se para entrar em contacto de novo. claro pequei no miudo e hospital com ele. resultado: esteve horas a ser observado e a retirarem-lhe o liquido que estava a empolar a pele, mais um mês de tratamento no centro de saude.
Como podes ver, para mim estes serviços não tem muita credibilidade. Consultas por telefone que chegam a demorar uma hora com os despistes e que chegam a ter conclusoes erradas. Adianto, que possa funcionar bem... mas eu tive azar. Nunca mais recorri a esse serviço. Não sou mãe galinha que com uma coisinha de nada corra para o hospital, só lá ponho os meus pés quando é estritamente necessário.
Bjokinhas


De mamaepedro a 27 de Março de 2008 às 09:57
Fogo, isso tá mau para esses lados, espero que não se pegue virtualmente...
As melhoras para voçês que já nem sei quantos estão ou vão ficar doentes, aiiiiiiiiiii....

Beijokinhas

Pobres velhotes (ao que nós chegamos....)


De Mia a 28 de Março de 2008 às 01:59
Está mal... mas, tambem já esteve pior! O Dudu já está a 100%, a mamã dele está a 80%, a Inês já se vê melhoras e o papá acordou em estado febril...
Enfim, nada que não há-de passar!
Bjokinhas


De angelasoeiro a 27 de Março de 2008 às 10:54
Este post fez-me lembrar uma situação que passei também nas urgências do hospital:
Estava eu à espera já há horas numa sala também cheia de gente, quando de repente entra a enfermeira e pergunta pela D. Arminda; então uma senhora numa cadeira de rodas apressa-se a responder. A enfermeira lá lhe coloca o soro com o medicamento correspondente ao estado da D. Arminda! Entretanto passa-se mais uma hora e a enfermeira juntamente com o médico levam-lhe o papelinho da alta e retiram-lhe o medicamento. Como a sra não sabia assinar, pediram-lhe o BI; qual não foi o espanto deles e de toda a gente quando verificaram que a Sra Arminda se chamava afinal Conceição! Qd lhe perguntaram o porquê de se ter dado como outra pessoa respondeu que estava farta de estar ali, queria que a medicassem para se ir embora... Foi lindo ver os médicos preocupados a procurar pela Arminda verdadeira enquanto examinavam a Sra para ver se o medicamento que lhe deram poderia ter algum efeito indesejado! Enfim, para os restantes utentes isto levou a mais um tempão à espera da nossa vez fora a confusão que se gerou... Tal como diz:
Valha-nos a Santa... Santa Paciência!


De Mia a 28 de Março de 2008 às 02:04
LOLOLOLOLOLOL

aiii o que eu me ri com este comentário!! LOLOL
Pelo amor da santa...santa paciencia!!

aiii quee sta situação era digna de se tornar um post! Oh my God, esta gente está louca!! LOL

Bjokinhas e obrigada por estas gargalhadas!!


De c911eutopias a 27 de Março de 2008 às 14:59
Estou tentado a fazer uma pergunta............ há net em Marte ????????????' ou moras ainda num planeta mais distante? bj


De Mia a 28 de Março de 2008 às 02:51
Ohhhh porquê??? os DIM também aliciam os doentes?? ahhh fantástico, estes marketeers são fantasticos!! LOL já não se ficam pelos prescritores e farmaceuticos.. também, já fazem visitas aos proprios doentes!! LOL ... e não estou a falar da publicidade dos OTC ( farmacos de venda livre). Mas, até faz todo o sentido... estratégia pura e dura!! LOLOL
Bjokinhas


De A Mona Lisa tinha Gases a 27 de Março de 2008 às 20:46
É uma tristeza. Só vou ao médico quando estou quase a morrer. De todas as vezes que fui ao hospital tive de ficar internada, portanto imaginas, gripes e afins curo-as em casa. Mas irrita-me que cada vez que tenho que recorrer ao centro de saúde, os mesmos velhotes de sempre estejam lá batidos com todas as senhas do dia na mão. Se be,m que no meu centro de saúde nem sei quem me irrita mais. Se os velhos ou o pessoal de atendimento. Um monte de ressabiados numa power trip. Triste!


De Mia a 28 de Março de 2008 às 03:03
LOOOOLL

aqui tambem há umas meninas a tender muito simpaticas, devem ter tido nota máxima na disciplina despreso e má educação! LOL
Bjokinhas


De adnirolfpa a 27 de Março de 2008 às 22:27
Pois é.... a tua casita está numa fase em que será mais fácil montar um hospital de campanha no terraço
Pois um virus é semprre tão simpático que vem... passar férias e a gente que se aguente.
Centro de saúde .... ai linda se sei.... e o pior é que graças ao tempo que se espera, ao aglomerado de gente, ao calor , trazemos mais uns viruzitos novos pra casa.
As sinceras melhoras para a familia.
Rápidas, senão os peixitos nunca mais chegam


De Mia a 28 de Março de 2008 às 03:02
LOLOL Gostei deste teu comentario hiper bem disposto!! Um hospital de campanha... acho um aexcelente ideia!! LOLOLOL

ahhhh e os peixinhos... já vieram alguns cá para casa!! Eu toda partida e os miudos aos saltos!! enfim... eu meto-me em cada uma!
bjokinhas


De Miss Pepper a 28 de Março de 2008 às 14:48
Infelizmente issoácontece imenso nos cesntros de saúde e nos hospitais. A falta de atenção e as carências são tantas que vão ao médico para recebera pouca atenção que os médicos lhes podem dar. É o reflexo da bela sociedade que temos: o que é velho não presta e não merece atenção. :(

Xinhus!


De Mia a 29 de Março de 2008 às 01:40
Tens toda a razao, amiguinha! Deslocam-se aos centros de saude para terem um pouco de atenção. pobres velhotes :((
bjokinhas


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 130 seguidores

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
29
30


.ainda fresquinhos

. incredula.

. A lady Baba está gaga!

. o casamento de uma prince...

. já voltei e não fui pelos...

. se eu não voltar...já sab...

. Ah?? Não percebi...

. porque sim...

. curtissima

. é oficial: eu já não vou....

. isto realmente....

.arquivos

. Abril 2011

. Março 2011

. Junho 2010

. Maio 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds