Domingo, 13 de Abril de 2008

Chiba!



(imagem retirada da internet)




Sou uma esquisitoíde de primeira no que se refere a comida...

....refeições esquisitas, eu passo.

 

Muitos dos pratos de carne coloco logo de parte. Por exemplo, como posso comer carne de coelho se em criança eu brincava com eles?Não posso. Não como, pronto!! Até já tentei, mas a carne rapidamente se transformou numa pastilha elástica. Mastigava, mastigava e não passava disso. Desisto! Não preciso de comer carninha de coelhito. E quem diz coelho, diz: cabrito, borrego e mais algumas… não que andasse a brincar com eles, mas não gosto do sabor, do cheiro… e o aspecto do animal (ainda vivo) também conta…

 

Ah por falar em cabrito… este fim-de-semana deveria estar a jantar (com uns amigos) Chanfana! Chanfana, chanfana não é nada mais, nada menos, do que carne de cabra a boiar em vinho. Bahhhhhh… um dia experimentei, achei o prato mais asqueroso que provei até hoje. Comer carne de cabra já é mau, e embebida em vinho… pior!!! Nah, passo, dispenso, declino o convite… para comer chanfana só se estiver chanfrada. Como ainda não cheguei a esse ponto, não como essa iguaria que só o cheiro me revolta as minhas entranhas e me embrulha o estômago! Argh!!!

 

E quando estamos no papel de convidadas na casa de álguem? E para piorar a situação, sabemos que as primeiras impressões é que contam… é do pior que há!

 

Namorava com o maridão já algum tempo. Ele achou por bem apresentar-me à famelga. Rumamos para uma aldeia no interior. Essa aldeia não tem mais que umas casitas, muito poucos habitantes. Quase que me atrevo a dizer que toda a aldeia é família. Se não é pela parte da mãe, é da parte do pai.

 

E lá estava eu de sandálias de salto alto e vestidinho, toda pipi,  no meio de aldeia com uma casa e dois gatos, plantada no meio de uma estrada de terra batida.

 

O meu estilo urbano estava em perfeita harmonia com aquele meio rural. Meus Deus… só pensava em voltar, mesmo antes de ser apresentada à família. Lá conheci os tios, primos, cães, gatos, galinhas, cabrinhas, bodes e até o padre da igreja. Por mais que me esforçasse não percebia metade do que diziam. Arrre p**ra! Aquela gente inventou uma linguagem só para eles e com uma pronúncia muito própria. Bem me podiam estar a chamar todos os nomes, que eu limitava-me a sorrir…. Não os percebia mesmo… chegaram ao ponto de questionar o F. se eu era surda ou não ouvia bem. Pois só respondia quando o F. traduzia!

 

O que eu temia acabou por acontecer… o convite para jantar. Eu não queria, mas sabia que era importante para o F. e acabei por ceder.

 

Comida na mesa, e eu a olhar para ela com ar de quem estava a passar mal. Um cozido qualquer. Consegui distinguir as batatas, as cenouras e pouco mais. Enquanto o maridão me servia, eu só lhe fazia sinais “de luzes”. Ele ria-se, já sabia o sufoco que me encontrava.

 

Todos em amena cavaqueira à volta da mesa e eu a “bicar” os legumes, na carne nem tocava. Algo me dizia que o melhor era mesmo não a comer. Tinha um cheiro forte, nahhhh não me convenceu! Mas, disfarçava que comia!

 

O tio atento aos meus movimentos, reparou que eu não estava a comer. E sem papas na língua, perguntou:

 

-“ Então menina, não come a CHIBA?”

 

…. O senhor escolheu as palavras a dedo….


 

Fiquei para morrer… depois disso, nem os legumes… quanto mais a CHIBA!!

 

 

sinto-me: sem fome

publicado por Mia às 00:59
link do post | comentar | favorito
31 comentários:
De Jorge Soares a 13 de Abril de 2008 às 01:25
Olá Mia

LOL.... e eu que já fiquei com fome....

Eles a matar o animal especialmente para a visita da futura nora....e tu a fazer-te esquisita......


:-)
Beijinho
Jorge


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 16:17
olá!! Graças a Deus que a situação não se deu na casa dos meus sogros, senão a maezinha dele não o deixava casar LOL. Isto aconteceu quando fomos conhecer o resto familia da familia ( os tios).... porque se os meus sogros fossem assim... quem não casava era eu... Apreeee!!! LOL
Bjokinhas


De flocosdeamor a 13 de Abril de 2008 às 07:36
Olá, deixei um miminho para ti no meu blog, passa por lá. Bjokinhas!


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 16:18
Miminhoooooo!!! Ena, Ena!!!!
Obrigada!! Muito obrigada :)))


De Arroto Azul a 13 de Abril de 2008 às 10:59


A mim por acaso não me faz grande confusão comer certo tipo de comidas... mas coisas como patinhas de galinha e afins não contem comigo pois não acho piada nenhuma!

Chanfana também é um prato tradicional da terra do meu pai! É preciso saber-se fazer porque se não até dá vómitos... é por isso que só como feito pela minha mãe... não está a nadar em vinho e a carne também não vem a saber a bedum, o que sem dúvida nenhuma ajuda!!

Quanto aos primos e primos e tudo ser família lá na aldeia do meu pai também é assim! Mas como se diz em bom português estou bem a cagar para eles... pelo menos para aqueles que não são próximos (mas pensam que são) Aliás são uma boa fonte de inspiração para fazer piadas! Compreendo que com a família mais chegada seja difícil de ter esta atitude, mas também não devem ser muitas as vezes que a malta está junta...


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 16:20
Dizeste tudo... ainda bem que só os vejo de decada em decada.... e só acontece se eu não puder fugir!! LOLOL
Se calhar tive azar com quem preparou a chanfana, mas que estava uma boa porcaria... estava!! arghhhh... ai vou parar de escrever antes de ficar doente só de pensar ::P:P:P:P:P:P

bjokinhas


De Miss Pepper a 13 de Abril de 2008 às 22:51
Ai Miazocas que eu sou como tu! Arrgh! há coisas que sou incapaz de comer, como por exemplo, avestruz! E o tio não tinha mais nada para fazer senão CHIBAR-se não? Olha que esta! :PPP

Xinhus!


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 16:22
Olha... enganei-me no "titaaalo"... deveria ser Chibo! Aquele homem não sabe estar com a matraca fechada?? Devia estar a pensar que eu ia responder: como, como... a sua senhora fez um prato fabuloso!! Arghhhhh

eu passo por cada uma, que ate tenho dó de mim!! LOL
Bjokinhas


De Dolores a 13 de Abril de 2008 às 23:29
Já me tinha esquecido de como gosto de vir aqui ler os teus post que me fazem rir bem alto =D
mas ando mesmo sem tempinho para nada.
De qualquer maneira, deixei um desafio para ti lá no meu blog.
Beijinhos.


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 16:23
Querida, não te preocupes. O tempo tambem anda escasso por aqui!
Já passo pelo teu blog, obrigada :)))


De Imagem De Mim a 14 de Abril de 2008 às 09:40
Olá!

Como eu sei o que é estar em casa de outras pessoas e ter que fingir que os pratos feitos em "minha honra" são do meu agrado e agora imagina estando na Finlândia. Onde a cozinha tradicional não é a mais apetitosa!
Enfim, não tem sido fácil!

Beijinhos!


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 16:24
aiiiiii tadinha de ti!! Como eu te percebo!
Quando vou de ferias para fora do País, já sei que vou passar fome! LOLOL .... prefiro passar fome, ou comer porcarias deliciosas, do que certos pratos! :))))
bjokinhas


De silentvoices a 14 de Abril de 2008 às 12:30
Ora aqui está um tema "apetecivel"!
Bem partilho contigo a "esquisitisse" da comida! Coelho, para mim é um animal de estimação tal como o gato! Era incapaz de comer coelho, e sim, já fui obrigado a comer... Agora Cabrito... hummm, assadinho no forno a lenha, temperado pela minha mãezinha... fosgasse que até me babo!
Cabra ou chiba isso, já não gosto muito visto que é uma carne muito dura e com um cheiro já mais acentuado!!!


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 16:33
LOLOL... ok... eu continuo a dispensar. Podes ficar com a minha parte! LOL

Isto de sermos " obrigados" a comer é uma grande P**ra! ai os sacrificios que uma pessoa tem que fazer nesta vida! LOL
Bjokinhas


De Humor Inglês para o Lado do IRA a 14 de Abril de 2008 às 14:45
Deve ser uma aflição ir a casa alguém comer lol


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 16:42
Aflição?? aflição é favor!! LOL
O que vale é que só apanho sustos quando vou à terra da familia do maridão... e é só quando o rei faz anos. a ultima foi arroz de cabidela... arghhhh... nem é preciso dizer mais nada, pois não?? LOL
Bjokinhas


De Humor Inglês para o Lado do IRA a 15 de Abril de 2008 às 09:24
Arroz de cabidela tb é um bocado de mais lol


De estrelaquebrilha a 14 de Abril de 2008 às 14:55
Lol, eu adoro chanfana, mas não pode ser feita por qq pessoa, mas se me acontecesse isso do chibo tb perdia logo o apetite:)
bj e boa semana


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 19:16
aiiii chanfana, não!!!! Epah ponham-me de castigo durante um mês inteireinho... mas, chanfana NÂO!!!! LOL
Bjokinhas grandes :))


De me a 14 de Abril de 2008 às 15:33
Ai melher... CHIBA???? Tu disseste CHIBA!!!

Mas donde raio é o teu Príncipe?

não... espera aí que eu vou ali rebolar-me de tanto rir e já volto...


De Mia a 14 de Abril de 2008 às 19:18
aiii o mê Homê é de cá, os pais já Vivem nestas zonas há muito tempo. Mas, a familia dos meus sogros fica a 40km de Castelo Branco. Um lugar onde Judas perdeu as botas e mais umas pecitas. Por isso, amiga, se vires um gajo todo nu por aquelas bandas... é ele! è o Judas!! LOLOL
Bjokinhas


De A jovem a 14 de Abril de 2008 às 20:18
lool...isso é para os lados da covilha certo??...pode ser que eu conheça..=)
opa realmente aqui pa estes lados ha umas terrinhas mt engraçadas...com umas pronuncias...ou quase mesmo dialectos divertidissimos.Essa historia da Chiba nao me é total novidade pk na terra dos meus avos tambem se da uns nomes assim mt engraçados, por exemplo o leitao é conhecido por fecá...loool..enfim...é o interior..eheheh
Beijokinha


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 128 seguidores

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
29
30


.ainda fresquinhos

. incredula.

. A lady Baba está gaga!

. o casamento de uma prince...

. já voltei e não fui pelos...

. se eu não voltar...já sab...

. Ah?? Não percebi...

. porque sim...

. curtissima

. é oficial: eu já não vou....

. isto realmente....

.arquivos

. Abril 2011

. Março 2011

. Junho 2010

. Maio 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds