Tenho algo a declarar: arrumar brinquedos, irrita-me! E se forem sempre os mesmos, pior ainda... E se forem os mesmos, várias vezes ao dia… aí que fico pior que estragada! Irraaaa!! Bem sei que há tarefas menos aprazíveis, mas devo estar a reclamar pelo franco cansaço e saturação que me assombra todo o santo dia... brinquedos, brinquedos e mais brinquedos! Já tentei só arruma-los no final do dia, mas comigo não resulta… a probabilidade de me estatelar no chão, por pisar um carrinho, é muito elevada LOL
Hoje, quase à beira de um ataquinho resolvi fazer, novamente, mais uma tentativa para os habitar a arrumarem aquilo que desarrumam. Na filhota (a mais velha) já vejo progressos, começa a demonstrar zelo pelas suas coisas… agora o mais novo… esqueçam lá isso!!
Por uma questão de metodologia e organização é importantes que eles percebam que as tarefas têm que ser finalizadas. Iniciam na escolha do brinquedo e finalizam na arrumação do mesmo.
Sentei as crianças no chão, lado a lado, e faço o mesmo… toca a abancar no chão (de frente para eles), desta forma o dialogo é facilitado, estamos todos no mesmo nível.
Com muita paciência e blá-blá-blá, findo o dialogo com algo similar a :
- “ A mamã está cansada e precisa de ajuda. Para eu não me zangar… as coisas cá em casa vão ter que mudar! Estou farta de arrumar, as vossas coisas, sozinha!
O mais novo levantou-se e foi tratar da vidinha dele. Ou seja, brincar e desarrumar! Ignorou-me completamente!!!! ( Que bom!!! Weeeee :P)
A mais velha levantou-se com uma alegria contagiante:
- “ Ouviste, Duarte? A mamã vai arranjar uma empregada para a ajudar!!!
Oh my God!! Começo a questionar-me se falamos a mesma lingua!!
LOL
. o casamento de uma prince...
. já voltei e não fui pelos...
. se eu não voltar...já sab...
. é oficial: eu já não vou....